O GEPES é um grupo de estudos e pesquisas em educação superior que faz parte de um sistema de rede nacional de estudos e pesquisas com perspectivas múltiplas. Na Universidade de Passo Fundo/RS, o GEPES foi criado em 2017, originando-se do Grupo de Estudos Docência Universitária e Políticas Públicas, fundado no ano de 2008 pelo Prof. Dr. Altair Favero.
O grupo acumula uma vasta produção bibliográfica, contando (até o momento) com a publicação de 10 livros, dezenas de capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. O grupo é composto por pesquisadores mestres e doutores, discentes dos cursos de mestrado e doutorado pelo PPGEdu/UPF e também por alunos bolsistas de iniciação científica dos cursos de Pedagogia e Filosofia.
O GEPES/UPF desenvolve estudos e pesquisas sobre diferentes áreas da educação superior, notadamente sobre políticas da educação superior, formação de professores, mercantilização dos processos formativos e políticas e ensino de filosofia. De forma geral, o GEPES/UPF tem contribuído no debate da educação superior com suas pesquisas e produções científicas, divulgadas em eventos, teses, dissertações e grupos de discussão.
Em termos internacionais, o GEPES/UPF está vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior — GIEPES, ligado à Unicamp, que no momento desenvolve um projeto de pesquisa com universidades latino-americanas, portuguesas e espanholas sobre o tema “Internacionalização”. Está vinculado também à Rede de Estudos Teóricos e Epistemológicos sobre Política Educacional (RELEPE).
Em âmbito Nacional integra a Rede Nacional de Pesquisas sobre Ensino Médio (EMpesquisa) com sede na UNICAMP e o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, com sede na UFRGS.
OBJETIVOS
Analisar, com rigor científico e seriedade acadêmica, as grandes questões que envolvem, principalmente, o âmbito das políticas públicas e da formação de professores;
As influências da internacionalização das políticas educacionais nos processos formativos;
Promover cursos, seminários, simpósios, colóquios, ciclos de estudo e conferência para discussão e divulgação de seus trabalhos de pesquisa e para intercâmbio de experiências e pesquisas entre membros e centros/ núcleos de pesquisa congêneres do país e do exterior;
Manter contato permanente com instituições de pesquisa congêneres nacionais e internacionais, de forma a assegurar intercâmbio de pesquisadores, troca de informações e estabelecimento de convênio para mútua prestação de serviços;
Promover publicações que assegurem a difusão dos estudos e pesquisas realizados pelo GEPES, através de pequenas peças de divulgação.
Membros do grupo
(clique no nome para ir ao Currículo Lattes correspondente)
Altair Alberto Fávero — Coordenador
Carina Tonieto — Vice-coordenadora
Adriana Maria da Silva Costa
Alcemira Maria Fávero
Alexandre José Hahn
Aline Moura da Silva Boanova
Ana Carolina Leite da Silva
Ana Paula Pinheiro
Andressa Bessa Machado Lima
Antônio Pereira dos Santos
Camila Chiodi Agostini
Carla Cristine Tramontina
Carina Copatti
Carmem Lúcia Albrecht da Silveira
Caroline Simon Bellenzier
Chaiane Bukowski
Diocélia Moura da Silva
Diego Bechi
Elia Maria Leandro Uangna
Evandro Consaltér
Flávia Stefanello
Francieli Nunes da Rosa
Julia Costa Oliveira
Junior Bufon Centenaro
Larissa Morés Rigoni
Lidiane Limana Puiati Pagliarin
Marcio Giusti Trevisol
Marcos Antônio Martinelli Madaloz
Patricia Carlesso Marcelino
Renata Cecilia Estormovski
Rosana Cristina kohls
Roberta Cajaseiras de Carvalho
Sandra Maria Zardo Morescho
Projetos de pesquisa em andamento
Docência Universitária e Políticas Educacionais
Iniciado em 2016, este projeto almeja investigar experiências de práticas interdisciplinares docentes no âmbito da Educação Superior, somadas com a experiência de outras experiências de docência que estão amplamente publicadas em periódicos de circulação nacional e internacional. A intenção da pesquisa é investigar o universo conceitual, epistemológico e metodológico da interdisciplinaridade a fim de buscar alternativas para enfrentar os desafios atuais da docência universitária que tem sido praticada no cenário da expansão da educação superior.
Políticas para o Ensino de Filosofia
Iniciado em 2017, este projeto visa consolidar um espaço de pesquisa, formação, referência e inovação para o ensino de filosofia, a fim de assegurar um tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conhecimentos filosóficos no ensino médio possibilitando, dessa forma, as condições necessárias ao exercício da cidadania. De forma mais específica a investigação almeja compreender como o exercício filosófico pode representar, no interior do processo educativo da criança, do adolescente e do jovem, o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares, tais como o raciocínio lógico, a elaboração textual e o saber expressar-se argumentativamente.
Políticas para o Ensino Médio
Iniciado em 2021, o projeto visa compreender, identificar, analisar e descrever os desdobramentos das reformas curriculares no âmbito do Ensino Médio das redes estadual e federal, investigando a incidência das políticas, os formatos de implementação, o papel dos atores e sujeitos do ensino médio e as tensões políticas, epistemológicas e pedagógicas geradas.